Supporting the Policy Environment for Economic Development
SPEED+

News

Modelo tarifário para Fornecedores Privados de Água

O novo modelo tarifário deve ser fixado numa perspectiva de garantir o retorno do investimento e que seja sustentável para o negócio, defendem os Fornecedores Privados de Água (FPA). A pretensão foi manifestada  recentemente em Maputo durante a formação sobre o modelo tarifário para cálculo de tarifa de água aplicável para os sistemas privados.

Read more

Engajamento no combate á caça furtiva

Partilhar acções concretas que os diferentes actores ligados à conservação da biodiversidade tem estado a desenvolver com vista a erradicar a caça furtiva no país foi o objectivo do Business Breakfast ocorrido a 05 de Março de 2019 em Maputo, evento que juntou a Procuradoria Geral da República, ANAC, USAID através do projecto SPEED+, UNODC e a WWF.

Read more

AT quer aumentar número de Operadores Económicos Autorizados

Um estudo desenvolvido pela USAID, através do Projecto SPEED+, EM 2017, revelou que os beneficios da figura de Operador Económico Autorizado (OEA) nao se encontram explicitamente  definidos e entendidos, e por isso implementados de diversas formas.

Read more

Café com Media

Prevalece fraca cobertura jornalística sobre assuntos relacionados com a conservação da biodiversidade, a constatação é da Directora da WWF-Mozambique, Anabela Rodrigues, que insta os jornalistas para abordar cada vez mais assuntos nesta área com vista a despertar a sociedade no geral sobre a importância de conservar a biodiversidade.

Read more

Proposta da revisão da Lei de Electricidade

Apenas trinta por cento dos moçambicanos tem a acesso à energia eléctrica da rede pública, uma realidade que não satisfaz o Governo e que para reverter o cenário está-se a elaborar uma proposta de revisão da lei de Electricidade cujas prioridades passam por atingir o acesso universal a energia eléctrica com enfoque para a electrificação rural através de sistema de mini-redes, figurino inexistente na actual Lei de Electricidade que vigora desde 1997.

Read more

Workshop sobre licença de construção

118 dias correspondentes a quatro meses para cumprir os 11 procedimentos  é o tempo necessário para completar o processo de tramitação de uma licença de construção, segundo indica o relatório de Doing Business de 2018. Esta realidade preocupa os investidores eactores do sector de construção que defendem simplificação de procedimentos de modo a reduzir o tempo para obtenção da licença, o que pode contribuir para  a melhoria do ambiente de negócios no país.

Read more

GET.invest contributes to mini-grid training in Mozambique

GET invest, together with the Power Africa funded USAID-SPEED+ project, contributed to a two-day training seminar on mini-grids and on-grid renewable energy in Maputo (18-20 February 2019). The seminar was organised and led by Economic Consulting Associates (ECA) as part of a multi-faceted renewable energy consultancy financed by the Sustainable Energy Fund for Africa (which is administered by the African Development Bank).

Read more

Mozambique’s National Quality Infrastructure Enables Broad-Based Economic Growth

February 14, 2019

The Government of the Republic of Mozambique has just approved the “National Quality System Law” (SINAQ – Sistema Nacional de Qualidade), a key piece of legislation for trade and industrial growth as well as for protecting the health and safety of the Mozambican people.

SINAQ, well known as the National Quality Infrastructure (NQI), is the system comprising the organizations (public and private) together with the policies, relevant legal and regulatory framework, and practices needed to support and enhance the quality, safety and environmental soundness of goods, services and processes. It is the institutional framework that establishes and implements the practice of standardization, including conformity assessment, metrology, and accreditation.

Read more

Proposta da Revisão da Lei da Electricidade

Introdução

A consulta pública sobre a Proposta de revisão da Lei da Electricidade, que teve lugar no dia 30 de Outubro de 2018 em Maputo, visou recolher comentários de vários intervenientes, representantes dos sectores privado, público e da sociedade civil.

O Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto de Sousa Fernando, na abertura da reunião, realçou que «face às mudanças significativas no sector eléctrico e à necessidade de incentivar os investimentos, faz sentido olhar a lei tomando em conta os desafios do futuro».

Read more