Supporting the Policy Environment for Economic Development
SPEED+

Serà que o Metical esteve supervalorizado?

O acentuado declínio da taxa de câmbio metical / dólar (atualmente em 50MZN / 1USD) levanta questões sobre a validade da taxa da cambio. O Governo através do banco central já revelou a sua incapacidade de intervir diretamente para parar  a rápida depreciação actual do metical, devido à escassez de divisas.

A taxa de câmbio é a taxa na qual uma moeda pode ser trocada por uma outra. Existem dois tipos de regimes de taxa de câmbio; Uma taxa flutuante ou completamente determinado pelas forças do Mercado e uma taxa fixa – que requer intervenções substanciais dos bancos centrais. Moçambique aplica um regime híbrido, classificado como uma taxa com uma “flutuação controlada” — o que significa que, embora as forças de mercado desempenham um grande papel, o banco central frequentemente intervém para restaurar a taxa  a um equilíbrio controlado.

A paridade de poder aquisitivo (PPP) é uma medida econômica usada para aviliar a validade de uma taxa de cambio, assumindo que, se a taxa de câmbio estiver certa (PPP = 1), ativos idênticos devem vender ao mesmo preço em diferentes países. Caso contrário, as pessoas compram productos nos mercados baratos e vendem em mercados mais caros, até que os preços fiquem igauis.

Uma medida simplificada do PPP é algo conhecido como o Big Mac Index (índice McDonalds hambúrguer). Vou usar isso para verificar a precisão da atual taxa de câmbio agora (50 MZN / USD 1) vs a taxa de câmbio em Janeiro de 2015 (35 MZN / USD 1), utilizando preços dos Estados Unidos como referência.  Nesse caso, porque Moçambique não tem McDonalds usaremos o preço de uma refeição equivalente.

Preço: Moçambique 350 MZN vs EUA preço USD 7

À taxa de câmbio de 50MZN / 1USD o preço duma refeição em Mocambique é quase igual ao custo da mesma refeição na América. No entanto, a uma taxa de de 35 MT / 1USD o preço é (2,10 USD ou 105 MZN) mais barato.

Vamos comparar um outro item; (1 litro de leite):

Preço: Moçambique 61,25 MZN vs EUA Preço 0,95 ¢

À taxa de câmbio atual  um litro de leite em Moçambique é (13.75MZN ou 0,27 ¢) mais  barato do que nos Estados Unidos. A uma taxa de 35 MT / USD 1 o preço torna-se (27.75 MZN ou .55 ¢) ainda mais barato.

Portanto, parece me que a 35 MZN / 1USD o Metical foi supervalorizado.

E importante frizar que o custo de vida é 46% menos caro em Moçambique do que nos Estados Unidos e que o salários – portanto, diferenças de produtividade, e grande. Mais este análise mostra que a diferença de bem-estar é menor.

As razões para a manipulação da moeda são claras, Mocambique sendo um  importador líquido da maioria dos bens de consumo precisa que metical fique  forte para  evitar que  as  importações não se tornam mais caras.

Fonte de dados:

  1. Cost of living in the United States & Mozambique[http://www.numbeo.com/cost-of-living/country_result.jsp?country=United+States] Accessed on 14, December 2015.
  1. The Big Mac Index [https://en.wikipedia.org/wiki/Big_Mac_Index] Accessed on 16, December 2015.