Supporting the Policy Environment for Economic Development
SPEED+

Lições do desenvolvimento da cadeia de valor da soja em Moçambique

Introdução

Nos últimos anos, a cadeia de valor moçambicana da soja testemunhou um considerável aumento da produção, impactando positivamente milhares de pequenos agricultores rurais que produziram a cultura. Este crescimento deverá continuar, tornando a soja uma cultura cada vez mais importante para a economia moçambicana. Sendo um bom rendimento por hectare a chave para garantir que os produtores se mantêm na cultura, o aumento da disponibilidade de sementes melhoradas, a adopção de melhores práticas agrícolas, além do acesso à mecanização, foram factores decisivos para esse crescimento.

A TechnoServe organizou uma conferência de meio dia na manhã de 8 de novembro de 2018 como parte do encerramento oficial do Programa de Multiplicação de Sementes de Soja financiado pela Embaixada do Reino dos Países Baixos e do Projeto de Pesquisa sobre Perdas Pós-colheita na Cadeia de Valor da Soja financiada pela AGRA nas províncias de Manica, Zambézia e Nampula.

Esta conferência reuniu vários intervenientes da cadeia de valor da soja de Moçambique, incluindo produtores, processadores, fornecedores de insumos, doadores, ONGs e o sector público para partilhar experiências e discutir oportunidades de futuros investimentos e colaborações. O evento foi divido em duas sessões: 1.) Desenvolvendo uma indústria de soja sustentável em Moçambique e 2.) Oportunidades para o modelo do Pequeno Agricultor Comercial como mecanismo de desenvolvimento rural.

https://www.ipweu.com/conferencia-2018 

Resources